Minas são muitas, já dizia o escritor João Guimarães Rosa. Cercado de montanhas, com uma imensa paisagem natural, somado à riqueza histórica, a gastronomia e o acolhimento que só os mineiros sabem dar, nosso estado tem atrativos para todo tipo de turista.
São 853 municípios, divididos em um vasto território. Cada um com sua particularidade, seus atrativos. A fim de fortalecer o turismo regional e incentivar a profissionalização e a estruturação dos destinos, há cerca de 10 anos, os governos Federal e Estadual estabeleceram uma política pública única a ser aplicada em Minas. Nasciam aí os Circuitos Turísticos.
Diferente do que muita gente pensa, Circuito Turístico não é necessariamente um roteiro turístico. Seu foco principal é a gestão. Trata-se de um conjunto de municípios de uma mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas que se unem para organizar e desenvolver a atividade turística regional.
Na prática, é promover a integração contínua dos municípios, fortalecendo uma identidade regional. O Circuito Turístico é administrado por uma entidade sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, formada por membros do poder público e da sociedade civil.