Além do Pico da Bandeira encontram-se no interior do Parque Nacional do Caparaó, cinco outros picos que estão entre os mais altos de todo o território nacional, o que faz da Unidade de Conservação um dos ícones do montanhismo nacional.

Na região da Serra do Caparaó o Visitante desfrutará também de uma grande oferta de atrativos que fazem parte do Circuito Turístico Pico da Bandeira. Dentre as principais atrações do Circuito estão o Caminho da Luz, antiga Rota de Tropeiros, religiosos e aventureiros na travessia do Rio de Janeiro para o Espírito santo, a Cachoeira das Andorinhas, o Parque Natural Sagui da Serra, a Cachoeira de Tombos, a Reserva Particular Mata do Sossego reduto do macaco Muriqui, maior primata das Américas criticamente ameaçado de extinção e o Vale do Paraíso, com um complexo de 32 cachoeiras e que dá acesso à Portaria do Parque Nacional do Caparaó do lado Capixaba.

A Região é Produtora dos Melhores Cafés do país, sendo vencedora do Prêmio de Melhor Café do Brasil em 2013, 2014 e 2015. As fazendas produtoras deste café de alta qualidade tem recebido visitantes de todo o mundo motivados em conhecer a vida produtiva das propriedades e em apreciar saborosos cafés da roça, com produtos preparados com o notável saber rural.

Outro elemento diferencial está presente na gastronomia regional desde a típica culinária mineira e seus alambiques até a cozinha internacional em restaurantes de alto padrão.