A Associação do Circuito Turístico Noroeste das Gerais é uma entidade sem fins lucrativos, que caracteriza a política pública de Regionalização do Turismo de Minas e abriga um conjunto de municípios com afinidades culturais, sociais e econômicos que se unem para organizar e desenvolver a atividade turística regional de forma sustentável.

A intenção é trabalhar em rede para promover o fortalecimento de ações e projetos que visem o fomento da atividade turística, o desenvolvimento dos municípios associados e consequentemente o desenvolvimento da região.

Desenvolver o Turismo em uma cidade/região requer uma infinidade de esforços permanentes, do poder publico, da comunidade local, da iniciativa privada, de associações, conselhos de demais entidades, pois o Turismo não é um evento esporádico, é uma atividade econômica que movimenta diversos setores durante todo o ano.

O Turismo baseia-se na sustentabilidade, e é importante procurar desenvolvê-lo de forma economicamente viável, socialmente justa e culturalmente diversa.

Para tal é necessário o envolvimento de todos, em todas as esferas e níveis organizacionais e sociais para que a atividade se desenvolva de forma adequada e beneficie a todos.

Pensando nisso, o Circuito, vem conseguindo novas parcerias, que também compartilham da ideia do trabalho em rede e visam o desenvolvimento da atividade turística.