O Circuito Turístico dos Diamantes tem como objetivo ordenar o turismo de acordo com a política de regionalização e descentralização adotada pelo Governo do Estado. A construção desta política contou com a participação ativa da sociedade na definição das prioridades necessárias para o desenvolvimento do turismo. A descentralização da gestão utiliza-se de uma rede de parceiros na organização e na promoção da atividade turística regional, de forma sustentável, através da integração contínua dos municípios para consolidar uma identidade regional. Atualmente, o Circuito dos Diamantes é composto por 13 municípios.

MISSÃO

Promover o desenvolvimento do turismo sustentável na região do Circuito dos Diamantes, por meio da articulação dos atores locais e da proposição e gestão compartilhada de políticas, programas e projetos, buscando a melhoria de qualidade de vida das comunidades envolvidas.

O CIRCUITO

O Circuito Turístico dos Diamantes é composto por 13 municípios localizados na Serra do Espinhaço, nas bacias dos rios Jequitinhonha e São Francisco. A região possui como característica comum, a história relacionada ao ciclo do diamante, onde se formaram os povoados, vilarejos, arraiais, distritos e os atuais municípios.

Uma infinidade de atrativos compõe o potencial turístico do Circuito dos Diamantes. Atualmente a região é trabalhada através de roteiros integrados que unem comunidades e atrativos através de antigos caminhos. A Estrada Real, a Trilha Verde da Maria Fumaça e a Travessia dos Parques e Vilarejos da Terra dos Diamantes são rotas que possibilitam aos visitantes passeios de carro, de bicicleta e a pé, passando por atrações culturais e naturais da região.

ECOTURISMO

Toda a região do Circuito Turístico dos Diamantes encontra-se localizada na Serra do Espinhaço, reconhecida pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera, e representa uma das mais importantes regiões biogeográficas do Brasil, pois além de ser um divisor de dois dos principais biomas brasileiros (Mata Atlântica e o Cerrado), a região é também um dos maiores centros de endemismo de espécies de animais e plantas da América do Sul. Toda esta riqueza natural possibilita a prática exuberante do ecoturismo e dos esportes de aventura.

HISTÓRICO CULTURAL

Uma grande parte da história e da cultura nacional tem origem nessa região. Visitá-la é viajar no tempo, sentir-se parte do patrimônio. Você vai se encantar com as delícias da culinária regional, a criatividade do nosso artesanato, as emocionantes manifestações de fé e religiosidade, além da riqueza arquitetônica de nossas cidades históricas.