O Circuito do Ouro é uma região turística que agrupa 16 municípios, com afinidades culturais, históricas e naturais, com grande proximidade geográfica entre eles. Alguns dos municípios estão localizados na região metropolitana de Belo Horizonte, e os mais distantes estão a no máximo 170km da capital mineira.

Região marcada pelo ciclo do ouro em Minas Gerais foi berço da Inconfidência Mineira e terra de histórias e lendas incríveis, sendo também referência em arquitetura! Além disso, é possível encontrar boa gastronomia, aventura e natureza de tirar o fôlego, e uma quantidade de eventos que atrai desde os mais jovens até a melhor idade.

Para facilitar seu deslocamento pela região, esta é dividida em roteiros. Ao todo são 4 roteiros para você conhecer mais sobre Minas Gerais:
– O roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça, formada por Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas, emociona e encanta a todos com a religiosidade, gastronomia e natureza entre estes dois Santuários de Minas.
– O roteiro Entre Cenários da História, que agrupa os municípios que foram palco da história de Minas Gerais, composto por Congonhas, Ouro Branco, Ouro Preto e Mariana.
– O roteiro Entre Trilhas, Sabores e Aromas, formado por Rio Acima, Itabirito, Nova Lima e Sabará mostra a gastronomia muito além do pão de queijo agrupando os melhores pratos típicos da região, e une natureza com história de forma harmoniosa.
– O roteiro Entre Ruralidades e Personalidades mostra a cultura mineira, as vivências dos tropeiros e de grandes personalidades do barroco e da contemporaneidade, em Itabira e Nova Era.

Navegue por nosso site e descubra por onde você pode começar sua viagem!