Referência em sustentabilidade e protagonista mundial em ações voltadas às mudanças climáticas, Belo Horizonte foi eleita pelo segundo ano consecutivo, pela World Wide Fund for Nature (WWF), como a Capital Nacional da Hora do Planeta. O anúncio da vitória belo-horizontina foi feito em Brasília, ao prefeito Marcio Lacerda, durante o III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em 08 de abril de 2015.

Esta é a segunda vez que cidades brasileiras participaram da Hora do Planeta – Desafio das cidades, disputa promovida pela WWF, em parceria com o International Council for Local Environmental Initiatives (ICLEI) – Governos Locais pela Sustentabilidade, e mais uma vez Belo Horizonte mostrou para o país a sua determinação para enfrentar as questões relativas à sustentabilidade e às mudanças climáticas. A WWF tem por objetivo conscientizar a sociedade para as consequências do aquecimento global.

Segundo o prefeito Márcio Lacerda, a conquista do título, pela segunda vez, é o reconhecimento de que Belo Horizonte caminha para a sustentabilidade de forma consistente, com uma forte sinergia entre o poder público e a sociedade. “Nossa meta é reduzir em 20% as emissões de gases de efeito estufa até 2030 e temos feito grande esforço nesse sentido. A modernização do transporte público, a criação do selo BH Sustentável, a usina de biogás no aterro sanitário e a substituição das lâmpadas dos semáforos por luzes de LED são alguns exemplos”, relaciona.