Jornalistas baianos visitam Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (SETUR-MG) recebeu na primeira quinzena de outubro uma equipe de jornalistas da TV ARATU/SBT da Bahia, do programa “Dendê na Mochila”, para conhecer diversos atrativos de ecoturismo do Estado. O programa será transmitido em toda Bahia durante sua terceira temporada, prevista para início no mês de março de 2017. Será possível acompanhar o programa também pelo canal do YouTube. A exibição tem formato de reportagens especiais de turismo, mostrando pontos turísticos, histórias do povo, costumes regionais, belezas naturais, além da cultura e da identidade de cada cidade visitada.

4

Foto: Serra do Cipó – Santana do Riacho-MG / Crédito: Carolina Paiva

O ponta pé inicial aconteceu no município de Mariana, onde os profissionais tiveram a oportunidade de fazer um mergulho pela Mina da Passagem, considerado um mergulho em altitude, uma vez que se encontra a cerca de 900 metros acima do nível do mar. A água é cristalina com temperatura entre 18 e 21 graus centigrados. O apresentador Matheus Boa Sorte e o cinegrafista Luciano Lima aprovaram a experiência. “Apesar da água muito fria é inacreditável quando mergulhamos e descobrimos um mundo submerso. Vimos algumas peças e armações que utilizavam, mostrando o grande poder de conservação da água. Faria novamente, pois é algo totalmente novo e interessante” afirmou Lima.
A rota seguiu para o Santuário do Caraça, localizado no município de Catas Altas. O conjunto de toda a propriedade possui 11.233 hectares onde estão localizados o Conjunto Arquitetônico do Santuário e a área da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). A trilha escolhida foi a Cascatona, de aproximadamente 8 km de trechos cobertos pela Mata Atlântica, mas muito bem marcados. A chegada à cachoeira exigiu um pouco mais do grupo devido ao terreno acidentado que foi coroado com uma bela imagem da cachoeira.

Na sequência, partiram então para região turística da Serra do Cipó, localizada na Serra do Espinhaço e permaneceram ali por quatro dias. Conheceram a Cachoeira da Farofa e o Cânion das Bandeirinhas localizados no Parque Nacional da Serra do Cipó, além da Lapinha da Serra, distrito de Santana do Riacho, e a Cachoeira do Tabuleiro em Conceição do Mato Dentro. As trilhas e cachoeiras da região deixaram os jornalistas extasiados de tamanha beleza e a expressiva quantidade de turistas presente nos atrativos. Além das paisagens, o apresentador ressaltou o jeito de ser mineiro “O mineiro é uma atração turística por si só, é o jeito de acolher, de receber, de conversar que encanta quem passa por essas terras”.

Após belas trilhas e paisagens únicas, conduziram-se para região do Vale do Jequitinhonha onde conheceram o Parque Estadual do Rio Preto, Diamantina e o Parque Estadual do Biribiri. No Rio Preto fizeram trilhas durante dois dias e tiveram a oportunidade de conhecer locais exuberantes, com águas deliciosas e areia branca. O produtor do programa Hermerson Manoel ficou apaixonado pela estrutura do parque. “A estrutura é excelente e poucos lugares no país disponibilizam hospedagem e alimentação tão ricas, além das trilhas acessíveis aos turistas, independentemente da idade. Águas que atraem o turista a banhar é um ponto bem positivo para promoção do atrativo”.

Antes de retornarem a Bahia, mergulharam um pouco na história e cultura mineira. Em Diamantina, uma boa prosa com os moradores garantiu uma forma de conhecer ainda mais da cultura e do mineiro que tanto se apaixonaram. “Pude perceber a multiplicidade do Estado, mesmo percorrendo apenas um pedacinho. Quero e vou voltar não apenas trabalhando, mas também como um turista!” ressaltou Matheus Boa Sorte.

Encerrando o percurso, eles passaram pelo Parque Estadual do Biribiri onde se despediram das lindas paisagens e da farta comida mineira. Numa mesa farta com muito arroz, tutu e feijão tropeiro, tiveram também a oportunidade de se deliciarem e levarem para Bahia as típicas cachaças mineiras.
A ação foi realizada pela Secretaria de Turismo de Minas Gerais e teve o apoio dos Circuitos do Ouro, da Serra do Cipó, dos Diamantes, do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Assista ao vídeo da ação no nosso Facebook.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.Required fields are marked *